A contar os pingos de suor…

Ontem, Mario Draghi encheu-se de coragem e do alto do estatuto que a presidência do Banco Central Europeu lhe confere assegurou ao mundo que salvará o euro.

Como?! Não especificou, apenas que seria o bastante.

De retórica – já deveríamos estar fartos – não sobrevive a moeda única nem a UE. E ao que parece a credulidade dos mercados, e dos investidores que os agitam, não tem limites. A julgar pela reacção positiva…

A verdade é que se tem percorrido a hierarquia, na condução da política económica, nas declarações ao mundo. Isto para dizer que se os líderes dos países mais proeminentes da UE se limitam a fazer declarações ricas em palavreado e férteis em contradições, evidenciando desnorte e falta de clarividência, eis que agora surge a autoridade máxima da política monetária com uma declaração firme e objectiva. Chegará? É que não se vislumbra mais ninguém na calha que possa infundir ânimo e/ou tranquilidade aos mercados (e porque não aos cidadãos da UE).

Há uns anos tentava aferir-se pelo volume da maleta de Alan Greenspan, então presidente da Reserva Federal dos EUA – banco central lá do sítio – se este se preparava para fazer subir as taxas de juro directoras ou não: muito volume implicava justificações, logo subida.

Desta feita gostava de ter visto quantos pingos de suor Draghi tinha na sua testa quando fez as declarações.

9 thoughts on “A contar os pingos de suor…

  1. Pingback: “Como se encurralar?!” « acorda es(torpor)ado!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s