Eu mandava fazer um boneco de trapos…

Proponho que comecem a tirar as medidas para fazer a estátua ao Primeiro-Ministro“, declarou o secretário de estado dos transportes, o senhor Sérgio Monteiro.

Nas actuais circunstâncias é legítima a interrogação: “por que carga de água?!?!”

Bom, ao que parece “as empresas públicas de transportes alcançaram o equilíbrio operacional no primeiro semestre, seis meses antes do acordado com a troika, chegando a Junho com um resultado operacional de 1,9 milhões de euros”, terá constatado o mesmo governante em Setembro. Este é o panorama geral pese embora ainda haja algumas transportadoras a perder dinheiro com as operações correntes.

É justo reconhecer mérito na reviravolta meteórica das contas operacionais das empresas públicas de transporte…

…Como também é importante realçar que os preços dos transportes públicos em Lisboa e Porto sofreram aumentos superiores a 50% (nalguns casos bem superiores) em pouco mais de 1 ano.

…assim como parece pertinente refrear o entusiasmo do admirador de Passos Coelho relembrando o paradoxo – social e ecologicamente falando – de encarecer o transporte colectivo quando se empobrece a população. Note-se que desde que a genialidade estratégica do governo foi posta em prática o preço dos automóveis caiu acentuadamente e a gasolina ter-se-á mantido. Ou pelo menos não subiu mais de 50%!

Já agora, também é sensato assumir que se o contexto concorrencial fosse outro já seria necessária “outro tipo de criatividade”.

Resumindo, sanear as contas das empresas públicas de transporte que operam num contexto monopolista subindo os preços tem muito pouco de meritório. Alcançar esse desiderato implicava – como nas contas públicas –  um maior esforço do lado da despesa – entenda-se custos. Mas isso não dá direito a estátuas…

One thought on “Eu mandava fazer um boneco de trapos…

  1. Eu quando for grande também quero ser CEO de empresa em monopólio. Bom, convenhamos, eu era gajo para falir na mesma. Ok, não é um bom exemplo :o)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s