Contar sorrisos é bem mais fiável…

No início desta semana, Ben Bernanke, presidente da Reserva Federal Norte-Americana proferiu um discurso de ruptura com a actual métrica de medição da performance económica. Na sua prelecção defendeu que se deveria relevar o bem estar e a felicidade no momento de avaliar a prestação económica dum país!

Surpreendente! Vindo dum cidadão dum país que sempre defendeu o consumo voraz de bens e serviços. Especialmente porque tem a seu cargo a condução da política monetária que acomode esse mesmo desígnio – embora actualmente o faça para evitar que entre em espiral de queda.

Maior é o motivo de estupefacção se consideramos que é precisamente o valor de bens e serviços produzidos (mais concretamente o valor acrescentado dentro das suas fronteiras) que é tido em conta para calcular o Produto Interno Bruto (PIB) que por sua vez é utilizado como medida de performance económica.

É de louvar esta sugestão de mudança de eixo na contabilidade nacional até porque no final das contas no mundo actual ficou patente que todo o património padronizado (casa, carro, plasma, telemóvel, sofá, férias, etc.) que “nos foi” impingido contribuíram muito pouco para a nossa felicidade actual…

Está na altura de se centrar no grau de satisfação e de bem-estar das populações a medição da riqueza dum país…

Já agora eu acrescentaria a sustentabilidade do ambiente também…

One thought on “Contar sorrisos é bem mais fiável…

  1. Este não foi o senhor que foi considerado “Person of the Year” pela Time aqui há uns anos? O discurso de Bernanke fez-me lembrar um estudo que saiu há meia dúzia de meses que media a FIB – Felicidade Interna Bruta. No topo da tabela estavam quase todos os países escandinavos e lá no fundo Benins, Togos, etc. Coincidentemente, ou não, os primeiros são dos que mais preocupações ambientais têm demonstrado nas últimas décadas😉
    E.U.A e Japão nem vê-los no topo 10. E então? Dinheiro e felicidade estão intimamente ligados? Pessoalmente, acho que sim e não, lol. Dava pano para mangas🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s