Portugueses explorados?! No estrangeiro: NÃO!

Faz notícia hoje a indignação manifestada por um deputado do PS quanto ao avolumar de casos de exploração de trabalhadores Portugueses na Suiça.

Não é que estes casos devam cair no esquecimento e não mereçam a atenção das autoridades Portuguesas. Aliás, na maior parte das situações estão em causa cidadãos que passavam por dificuldades (alguns extremas)  e que foram em busca das oportunidades ou,que não tinham no seu país  ou, que lhes foram negadas (sim, é de Portugal que se fala).

O que está aqui em causa é erradicar e levar perante a Justiça – Suiça, preferivelmente – os angariadores mafiosos de mão-de-obra e as contrapartes sem escrúpulos que a exploram. Seja pagando salários muito abaixo dos legais, ou em vigor no país que os acolhe, seja através da subtracção abusiva de uma parte considerável do vencimento. Já se sabe que a “exploração” aqui é relativa uma vez que os padrões laborais e contratuais na Suiça são bastante mais generosos que os nacionais. Esta realidade pode configurar situações em que alguém com emprego e um vencimento substancialmente acima do que auferiria em Portugal não se sinta “tão explorado assim”…*

Para reflectir: não parece um paradoxo exigir o respeito pelos direitos dos trabalhadores Portugueses, na Suiça, quando esses mesmos cidadãos  – de plenos direitos – são obrigados – por vezes em desespero –  a abandonar a sua pátria, a sua terra, o seu lar, os seus amigos em busca de ganha-pão que se extinguiu muito por culpa daqueles que agora os querem defender?!?!?! Não parece um paradoxo (ainda maior) – revestido da mais estaladiça hipocrisia – querer honrar votos de zelo pelos direitos que atropelam continuamente dentro de portas?!?!?!

Sim, porque licenciados, pós-graduados a receber €600-700 a desempenhar funções qualificadas ultraja qualquer outro faraó.

One thought on “Portugueses explorados?! No estrangeiro: NÃO!

  1. Pingback: O valor da cidadania Portuguesa… | acorda es(torpor)ado!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s