Na “pré-troika” pensava-se assim…

Como almejar a consolidação orçamental necessária a fazer regressar o saldo orçamental aos limites impostos pelo PEC? Deve o Estado actuar sobre o lado das receitas ou das despesas? Ou de ambos?

Aumentar os impostos parece estar posto de parte: asfixiar uma actividade económica a sair dos cuidados intensivos seria contraproducente. Já o “investimento” na melhoria da eficácia na cobrança dos impostos poderia ter retorno visto tratar-se de um problema crónico do país.” in Não te rias do teu vizinho…“, 22/01/2010.

…medidas como reduzir o âmbito da economia paralela tem sempre efeitos positivos na receita fiscal sem onerar os (verdadeiros) contribuintes apanhando na rede os “pilantras”. Parece evidente, após consulta do código fiscal, que a emissão (efectiva) da factura traria justiça e reforçaria a equidade fiscal.” in comentário a “Não te rias do teu vizinho…”, 04/03/2011.

Sensivelmente 1221 dias depois de me ter debruçado sobre a filha da p…roblemática “Défice Orçamental” – a cobrança de impostos – sai esta boa nova:

Fisco põe na rua 2000 inspectores para fiscalizar facturas das lojas

Segundo este notícia veiculada pelo Dinheiro Vivo no dia 27 de Maio de 2013:

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai colocar na rua cerca de 2 mil funcionários com a missão de fiscalizarem o cumprimento das obrigações de emissão de factura aos clientes e do seu envio ao fisco. A iniciativa começa esta semana e visa todo o tipo de lojas de todos os sectores de actividade.

(…)

Pelo visto para estupefacção da pedra mais distraída da calçada

este envio [de facturas] permite à AT fazer cruzamentos de dados tendo já sido detectadas milhares de empresas em situação irregular, bem como diversas irregularidades e situações fraudulentas.

Uau! Na “pré-troika” havia gente muito inteligente!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s