Ventos de sensatez provenientes do Báltico

Numa sondagem realizada por uma cadeia de televisão Letã ficou a saber-se que 65% (!) dos inquiridos são contra a adesão do país ao euro.

Não admira.

Dez anos volvidos da introdução da moeda única foram postas a nu as suas debilidades sendo mais do que natural a falta de vontade Letã.

No início só se vislumbraram as vantagens e os benefícios de pertencer ao clube, actualmente são as suas adstrições que pesam na tomada de decisão. De resto, como deveriam ter sido ponderadas desde que arrancou o processo de integração.

À euforia decorrente da adopção duma moeda única e forte que reduziria custos variados associados a múltiplas cotações cambiais e respectiva cobertura, à constituição de um clube (supostamente) de países ricos com taxas de juro mais baixas e à prova da desconfiança dos mercados financeiros contrapõem-se entre outras, às dúvidas relacionadas com a perda da soberania na condução da política económica (a nível cambial e monetário), bem como dos mecanismos de que a UE dispõe para disciplinar a política fiscal dos seus membros. A tudo isto soma-se o imbróglio contemporâneo- obviamente descurado – quanto aos mecanismos de ajustamento num cenário recessivo.

Na verdade a entrada no euro faz lembrar a subscrição dum cartão de crédito que só apresenta vantagens no prospecto mas que implica o pagamento do extracto na totalidade. Quando por força das circunstâncias isso não é possível a realidade dói. E quando se entra em incumprimento somos olhados de lado…pelos vizinhos!

Uma outra pergunta se impõe aos Letões: a sua relutância em aderir ao euro decorre de beneficiar do facto de ter assistido de fora às suas disfunções ou desconfiam da corrupção moral que as suas virtudes exercem sobre os governos locais? Ou se quiserem no manuseamento desse cartão de crédito…

Em todo o caso parece-me uma evidência clara de sensatez: continuar a assistir de fora…e de longe!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s