Peço a palavra à troika

Ora bem, em relação ao que foi acordado com ao memorando acordado com a troika não há muito a dizer: precisávamos de dinheiro e como não o tínhamos e os investidores internacionais davam provas que não estavam muito interessados em emprestar-nos – em condições comportáveis – tivemos de o pedir às instâncias internacionais.

Um ano e alguns meses depois começou-se a questionar a eficácia do memorando de entendimento com os representantes da tríade (BCE, Comissão Europeia e FMI) que incluía uma série recomendações entregues com os cheques.

A acusações ilegítimas de insucesso desferidas por Francisco Louçã – porque até se excluiu do processo negocial – a troika repôs o bom senso alertando que a responsabilidade do programa é do Governo Português. É só procurar o significado de “recomendação” no dicionário – pode ser – Português.

Pessoalmente creio que muitas das metas eram ambiciosas de mais e pouco realistas (refiro-me concretamente às respeitantes às receitas fiscais). No entanto considero que se assim não fosse o desleixe e a procrastinação habituais comprometeriam o esforço de reforma estrutural.

Hoje fez notícia também que a troika por um lado, insiste na diminuição dos salários em Portugal (acredito que se refiram à relação com a produtividade e a componentes como indemnizações por despedimento) e por outro, que pretende que os Gregos trabalhem 6 dias por semana.

Pois eu tenho duas sugestões para a troika:

– se plano de reformas estruturais implementado pelo Governo está a falhar “recomendem” a redução dos seu salário, principalmente de quem menos faz ainda, como os gestores da CGD que auferem €103.000 mensais.

– cumulativamente, visto que a sua produtividade em nada serve de exemplo ao país “sugiram” aos deputados da Assembleia da República uma semana de trabalho com 5 dias.

Desta forma a equidade do programa de ajustamento – mal – negociado com a troika sairia melhorada.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s