O valor da cidadania Portuguesa…

Resolver a Crise

Ontem ao passar os olhos pela imprensa deparei-me com este artigo em que o Primeiro-Ministro Belga faz alusão aos trabalhadores Portugueses mal pagos. Pensei à partida que o título se fizesse duma comparação circunstancial do chefe de governo de Bruxelas, mas enganei-me. O motivo da referência aos emigrantes Portugueses era a exploração de que são alvo naquele país do centro da Europa: €2.06 por hora de trabalho!!! Não interessa quem pratica estes salários de miséria ou os força a aceitá-los: tem de ser detido, já!

Agora, o que é que levou estes desgraçados a aceitar estas condições de neo-escravidão?! Falta de alternativas?! Assim parece indiciar. Desespero?! Só pode…Honradez e humildade?! Seguramente, com tão pouco a perder o caminho da perdição ou do crime deixaria de parecer tão abjecto…

O que pensarão eles do seu país, da sua nação, da sua pátria?! O que lhes passará pela cabeça quando se viram encurralados, sem meios financeiros para se sustentar a si e aos seus?! O que é diriam àqueles (co-)responsáveis pela situação calamitosa do país, que os empurram* pela porta fora, para os braços destes engajadores sem escrúpulos e, para cúmulo, ainda os alcunham de “piegas”**?!?!?!

Quem é que afinal zela pelos interesses destes Portugueses?!?!?! O governo da Bélgica?!

O que é que vale a cidadania Portuguesa além do amor que se possa sentir à pátria? E por que é que algum Português deveria amar a sua pátria?! Que motivações tem para tal?! O que é a pátria lhe deu?! O que é que pátria lhe pode proporcionar?!

Podemos não escolher o país onde nascemos mas podemos (E DEVEMOS!!!) escolher quem nos dirige ou quem nos conduz. Podemos (E DEVEMOS!!!) fazer de Portugal uma nação mais próspera mas para tal temos de nos ver livres da escumalha que, não só, nada faz para inverter a situação como a agrava!

Rever a Constituição, SIM!, mas para limitar seriamente o poder que as falanges partidárias detêm! Que se extingam os privilégios absurdos de que gozam e o seu monopólio (que é mais oligopólio) legislativo, e que se prepare caminho para haver eleições realmente democráticas!!!

Só assim estaremos a fazer algo que valorize a Cidadania Portuguesa!!!

* apesar da aparente falta de concordância nos tempos verbais, o tempo verbal presente é intencionalmente aplicado.
** nem quero imaginar o que lhes fariam

2 thoughts on “O valor da cidadania Portuguesa…

  1. Caro amigo, nada mais certo: o que faz o nosso governo – além de nos dar um pontapé nas costas para emigrarmos a qualquer custo – para saber por esse mundo fora onde há portugueses em que condições de trabalho se encontram? A resposta é: NADA! E não admira: para lá das lindas palavras da diáspora e do 10 de junho, neste momento é o salve-se quem puder (leia-se: salvemo-nos nós que governamos o país que outros que não nós nem dos nossos serão chamados a preocupar-se com isso).
    É bom que as autoridades belgas denunciem esta situação. Mas não sejamos hipócritas: se estivéssemos a falar de 5 euros à hora, será que estes europeus se preocupariam?….de facto, 2 euros é demasiadamente pouco, e só fica bem denunciá-la.
    Há que fazer algo, aqui e na Europa. Este caminho que teimam em trilhar, onde os pedregulhos são cada vez maiores e a subida mais íngreme, leva-nos ao alto de um cume deserto de nada. E a partir daí a descida será abrupta, dolorosa, e trágica.

    Abraço!

  2. J li o teu texto e como sempre concordo com a ideia expressa, tambm passei os olhos nos que recomendaste, mas isto no muda, os portugueses so de um modo geral muito pouco reativos…E por a est tudo bem?Beijinhos

    Date: Fri, 29 Nov 2013 11:04:45 +0000 To: albuquerques2@hotmail.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s